Conheça nossa História

Saiba mais sobre Primeiro de Maio!

Primeiro de Maio é um município brasileiro do estado do Paraná, pertencente à Região Metropolitana de Londrina. Sua população estimada em 2009 era de 11.126 habitantes.

O município é rodeado pelas águas da represa da Usina Hidrelétrica de Capivara. Sua atração principal é o espaço turístico chamado Paranatur, a ilha no meio do rio Paranapanema chamada Ilha do Sol, além da pescaria esportiva em geral.

Fauna e flora

Habitam a região algumas espécies remanescentes da fauna original; entre os mamíferos, pode se encontrar capivaras, quatis, pacas, preás, macacos e outros pequenos animais. Quanto às aves, é possível encontrar patos, marrecos, siriemas, beija-flores, quero-queros, pombos, codornas e etc. Já os peixes mais comuns nos rios da região e na represa são popularmente conhecidos como: corvina, tucunaré, pacu, mandiuva, piau, barbado, piapara, lambari e tilápia.

Cerca de apenas 1% das matas nativas do município estão preservadas. Entre as espécies mais abundantes estão: peroba, coração, pau d'alho, angico, guaritá, e cedro.

Feriados municipais

Art. 177  - Lei Complementar 009/2013 - Dispõe sobre o Código de Postura do Município de Primeiro de Maio

São feriados religiosos e civis no Município:

I - Carnaval – data móvel;

II - Sexta-feira da Paixão – data móvel;

III - Corpus Christis – data móvel;

IV - Dia de Santa Luzia – 13 de dezembro

Folia de Reis

É uma das mais antigas manifestações populares e conta unicamente com o apoio da Paróquia Nossa Senhora Aparecida para manter a tradição.

Religião

A maioria da população é católica. Contudo é expressiva a comunidade evangélica formada por presbiterianos, independentes, assembleianos e Testemunhas de Jeová. Cerca de 30 pessoas Testemunha de Jeová fazem o serviço de pregação na cidade. Há também grupos espíritas kardecistas e umbandistas.

Fonte: wikipédia

SAIBA MAIS: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/md_maria_helena_silveira_hernandes_machado.pdf

30/03/2022
Saiba mais sobre Primeiro de Maio!