21 NOV 2023
Semana de Conscientização Contra a Dengue Mobiliza Crianças e Comunidade
Semana de Conscientização Contra a Dengue Mobiliza Crianças e Comunidade

Na última semana, a Secretaria de Saúde do Município promoveu uma série de atividades voltadas para a conscientização e combate à dengue. A equipe de endemias concentrou esforços em ações educativas, especialmente direcionadas aos alunos dos 4° e 5° anos da educação infantil da rede municipal de ensino.

Palestra Educativa para os Pequenos

Na quinta-feira, as crianças tiveram a oportunidade de participar de palestras educativas sobre a dengue. O objetivo foi despertar nelas a consciência necessária para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Durante as palestras, foram abordados temas como o ciclo de vida do mosquito, os sintomas da dengue e métodos eficazes de prevenção. Além disso, os alunos receberam panfletos educativos com atividades interativas para reforçar os conhecimentos adquiridos.

Dia D de Combate à Dengue

A ação teve continuidade no sábado, dia 18, com o “Dia D de Combate à Dengue”, realizado da Praça do Forum. Um evento que visou conscientizar toda a população sobre a importância de prevenir a disseminação da doença. Durante o evento, foram oferecidas amostras reais de larvas do mosquito Aedes aegypti, permitindo que os participantes visualizassem de perto o inimigo a ser combatido.

A população teve acesso a orientações detalhadas sobre os sintomas da dengue e métodos eficazes de prevenção. Além disso, profissionais da saúde estiveram presentes para realizar aferição de pressão arterial e glicemia, contribuindo para o cuidado integral da comunidade.

Para as crianças, o evento proporcionou momentos lúdicos com a presença de uma cama elástica, trenzinho e algodão doce, transformando o aprendizado em uma experiência divertida.

A colaboração de cada cidadão é essencial para evitar o aumento do número de casos na cidade. A semana de conscientização contra a dengue não apenas forneceu informações valiosas, mas também fortaleceu a união da comunidade na luta contra uma das doenças mais preocupantes da região. A Secretaria de Saúde reforça a importância da continuidade dos esforços conjuntos para manter a cidade livre do avanço da dengue.