11 JUL 2018
NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE TRANSPORTE DE PACIENTE CADEIRANTE

A Prefeitura Municipal de Primeiro de Maio, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público prestar esclarecimentos a respeito de postagem em rede social de uma cidadã do município onde é feita acusação de falta de consideração a um idoso cadeirante por ser transportado em veiculo não adaptado.

A Administração Municipal levantou todas as informações a respeito do ocorrido na tarde desta quarta feira, dia 11, e o tratará como um FATO ISOLADO, mediante a explicação do motorista, servidor de carreira com experiência de 33 anos, que segue em ordem cronológica:

- O paciente cadeirante foi levado à Londrina às 10 horas da manhã, em veículo adaptado e que garante todas as seguranças exigidas para o transporte;

- A consulta do paciente no Hospital das Clínicas marcada para às 13 horas foi cancelada por ausência do médico em Londrina;

- Às 15 horas o motorista que faz o transporte de pacientes às 5 horas da madrugada RECEBEU O PEDIDO DA ACOMPANHANTE DO IDOSO para que retornasse à Primeiro de Maio com antecedência, haja visto que o veículo que o transportou  de manhã retornaria apenas às 18h30 horas.

- O motorista, por boa vontade, aceitou transportar o paciente com segurança garantida, para que o mesmo não esperasse tanto tempo para retornar à Primeiro de Maio.

Explicado os fatos, uma orientação de regramento será passada aos motoristas, para que transportem apenas os pacientes e acompanhantes que tiverem em uma listagem previamente passada pela Secretaria Municipal de Saúde e não serão toleradas excessões.

A Prefeitura Municipal de Primeiro de Maio reitera que mantém todas as atenções para garantir maior conforto e segurança aos pacientes e acompanhantes que necessitam de transporte para atendimento especializado de saúde em Londrina e demais localidades.

Diariamente, cerca de 40 pacientes são transportados todas às madrugadas para Londrina, onde todos recebem um lanche para que aguardem atendimento médico alimentados.

Além do transporte que sai diariamente às 5 horas, a Administração Municipal mantém também diariamente um transporte secundário, com saída de Primeiro de Maio às 10 horas, onde são transportados cerca de 30 pacientes.

Durante o dia uma média de 5 pacientes ainda são transportados para atendimento em veículos baixos da frota municipal, além de 4 pacientes de hemodiálise e 4 pacientes de quimio e radioterapia transportados diariamente para Londrina.

A frota da Saúde Municipal é composta de 2 micro-ônibus, 2 carros baixos, 2 Ambulâncias e 2 Vans, além de uma outra Ambulância do SAMU e o transporte aéreo utilizado regularmente que leva pacientes de Primeiro de Maio à  Londrina em 12 minutos. A Prefeitura Municipal mantêm serviço de manutenção preventiva em todos os veículos da frota e diferentemente de comentários feitos na publicação da rede social, em nenhum dos 314 dias da atual administração faltou combustível para o essencial transporte de pacientes para atendimento de saúde.