11 OUT 2017
PRIMEIRO DE MAIO PARTICIPA DE WORKSHOP DA COHAPAR SOBRE NECESSIDADES HABITACIONAIS

A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) reuniu os coordenadores regionais e chefes dos escritórios de Londrina, Apucarana e Cornélio Procópio, nesta quinta-feira (5). No encontro em Londrina, além de técnicos da companhia, representantes das prefeituras dos municípios da região estavam presentes. O objetivo do encontro foi tratar do novo cadastro online da Cohapar, debater também o Programa Morar Legal Paraná e fazer a atualização do plano de habitação de interesse social. Primeiro de Maio esteve representado pela secretária municipal de habitação Lusia Baffa Clavero e o servidor público João Gustavo Martelozo.

Cadastro online - Os pretendentes a mutuários da Cohapar poderão se cadastrar de maneira online, sem precisar sair de casa. A novidade, proposta pelo Departamento de Desenvolvimento Social da companhia, objetiva facilitar o cadastro prévio, além de garantir modernidade e transparência para famílias que desejam a casa própria. O novo sistema, desenvolvido pela equipe da Divisão de Infraestrutura e Tecnologia da companhia, traz vantagens como a redução expressiva dos custos de cadastramento, pois não há necessidade de deslocamento das equipes regionais para os municípios. Os dados estarão sempre atualizados graças ao sistema online 24h.De acordo com o Diretor de Regularização Fundiária da Cohapar, Nelson Cordeiro Justus, a intenção é promover a melhoria da qualidade do serviço “será possível conquistar alinhamento estratégico com as novas frentes de atendimento da Cohapar, atingindo públicos específicos. Terá maior transparência de acordo com as recomendações do Tribunal de Contas do Estado, trazendo agilidade de implementação com manutenção interna do sistema e base cadastral.”.

Atualmente, o sistema de cadastramento de famílias é realizado em parceria com as prefeituras. O trabalho envolve as equipes sociais da empresa e dos municípios e serve como base para a implantação de novos projetos. Para implantação do novo sistema a companhia já fez treinamento e capacitação dos agentes que atuam em todo o processo de cadastro das famílias e começa agora este trabalho junto às prefeituras.

Morar Legal Paraná – Os projetos são executados com base na oficialização de interesse das prefeituras. Para participarem, os prefeitos devem responder aos ofícios da Cohapar manifestando interesse em participar do programa. Também cabe à administração municipal a apresentação das áreas a serem regularizadas, com a estimativa de famílias residentes nestas regiões.

De acordo com Justus esse é um processo que acontece nos próprios municípios, “por isso estamos capacitando os nossos representantes regionais para que orientem os prefeitos no processo de adesão e acompanhamento dos projetos.” O trabalho é executado por empresas do ramo contratadas pela Cohapar por meio de licitação. Os recursos a serem aplicados podem chegar a R$ 6 mil por imóvel regularizado e são provenientes do Fundo Estadual de Combate à Pobreza. Após a adesão, a Cohapar estima que os processos de regularização fundiária do Morar Legal Paraná sejam concluídos em até dois anos com a entrega dos títulos de propriedade às famílias.

Plano Estadual de Habitação de Interesse Social (PEHIS) – O plano irá consolidar o planejamento da ação estadual referente à questão habitacional, a partir da elaboração do diagnóstico do setor habitacional e das carências de moradia nas diversas regiões do Estado. Serão estabelecidas as diretrizes, linhas programáticas, fontes de recursos, metas e indicadores, com o objetivo de promover o acesso à moradia digna no estado.