17 AGO 2022
1° Campeonato Municipal de Pipa
Vem aí, o 1º Campeonato Municipal de Pipa, realizado pela Prefeitura através das Secretarias de Cultura e Esporte.

O Campeonato é um evento Gratuito e irá acontecer dia 03/09/2022, às 14h no Campão Municipal.

As inscrições já estão sendo realizadas na Biblioteca Municipal, rua 7 nº 687 das 8h às 11h e das 13h às 17h.

Confeccione sua pipa e venha participar.

Para mais Informações falar com; Secretaria de Cultura - Elise Hernandes
Secretaria de Esporte - Carlos Bola

Projeto: 1• Campeonato municipal de pipas

I Dos objetivos:
O Festival de Pipas de Primeiro De Maio, tem como objetivos:

a) Integração da família, envolvendo pais e filhos numa atividade recreativa e de lazer;
b) O esclarecimento, aos participantes, dos locais apropriados para a prática da atividade, bem como os perigos decorrentes da utilização da linha cortante (cerol);
c) Integração social reunindo diversos segmentos da sociedade numa comunidade integrada para o mesmo fim;
d) Estimular a prática de atividades esportivas alternativas.

II – Da entrada no evento
O evento será realizado a partir das 14h do dia 03 de setembro de 2022, no Campão municipal com entrada gratuita.

III – Da inscrição e participação:
- Qualquer pessoa pode se inscrever para o festival, sendo que os menores de 12 anos deverão ser acompanhados dos pais ou responsáveis.

- A inscrição já estão sendo realizadas em formulário físico disponibilizado na Secretaria Municipal de cultura à Rua 07 n. 687, Centro, até o dia 30 de agosto de 2022 às 17  horas.

- A participação será apenas na modalidade individual;

- O festival acorrerá nas categorias abaixo, respeitando os seguintes critérios:

Engenhosidade: Concorrem nesta categoria os modelos diferenciados de pipas que usem o princípio da criatividade e inovação para se sobressair das demais e que por sua estrutura aproveitem melhor o vento. Deve-se também levar em consideração o fator beleza que pode pesar em caso de empate, mas não é este o principal intuito desta categoria.

Manobra: Concorrem nesta categoria qualquer tipo de pipa, independente do tamanho, que realize as melhores manobras, levando em consideração a segurança do público.

Maior e menor idade: Concorre nesta categoria qualquer pessoa do sexo masculino e feminino, munido de documento de identificação, usando qualquer tipo de pipa, desde que consiga empinar sua pipa sozinho e que a faça ficar no ar por pelo menos 05 (cinco) minutos.

Maior Pipa: Concorrem nesta categoria somente pipas decoradas de papel de seda que pode ser forrada. Os juízes avaliarão a área encapada, a segurança com o público presente, as condições de vôo e a questão de confecção.

Menor Pipa: Concorrem nesta categoria somente pipas decoradas de papel de seda e com armação e que possuam condições de vôo, tamanho máximo 10x10cm.

Destaque do Festival de Pipas: Concorrem nesta categoria o participante e a sua pipa, ou seja, as pipas que se destacam das outras pipas, pelas suas engenhosidade, criatividades, beleza e manobras. E também será avaliado e considerado o participante e sua atuação ao manusear esta pipa.

Dos materiais usados para a confecção das pipas
Todas as pipas, papagaios, pandorgas, etc., deverão ser confeccionadas usando somente os materiais abaixo relacionados:

- Cola; folha de seda e qualquer outro papel e/ou papelão biodegradável; bambu; taquara; madeira; linha ou corda, apenas se for feita de algodão ou lã natural (não será permitida a linha de anzol ou nylon).

Da competição:

a) Será formado um júri que escolherá as melhores pipas nas categorias estabelecidas;
b) as decisões da Comissão Julgadora são soberanas e irrecorríveis;
c) as pipas deverão ser avaliadas pelos jurados no chão e no ar;
d) para efeito de premiação, todas as pipas deverão subir e permanecer no ar por pelo menos 05 (cinco) minutos e no máximo 10 (dez) minutos;
e) a maior e a menor pipa também terão que voar, ainda que por um tempo menor que as outras.
Das desclassificações:
Será desclassificado o concorrente que:
a) Laçar a pipa de outro concorrente;
b) Usar cerol, linha metálica, linha chilena ou material cortante; c) Usar plástico, fitas isolantes, ferros, alumínios;
d) Usar linha de anzol ou nylon;
e) Não colocar a pipa no ar em no máximo 05 (quatro) minutos, no momento o
qual for a sua vez de competir;
f) Não recolher a pipa no tempo previsto;
g) Empinar a pipa fora do horário e local de apresentação;
h) Colocar em risco a integridade física de qualquer participante do evento.

Da premiação:

Engenhosidade: