13 OUT 2021
CHAMAMENTO EXCLUSIVO DE SERVIDORES PÚBLICOS .

CHAMAMENTO EXCLUSIVO DE SERVIDORES PÚBLICOS .

O Município de Primeiro de Maio, abre credenciamento de servidores públicos municipais, que possuam interesse em tornar-se Pregoeiro ou fazer parte da Equipe de Apoio de planejamento de compras públicas.

Deve comparecer no departamento de Licitação até o dia 22/10/21.

Qual o perfil de um Pregoeiro?

Com a criação da modalidade de licitação nominalmente conhecida como pregão, surgiu também uma figura de grande importância para a condução dos processos licitatórios, o pregoeiro. Um dos responsáveis pelo pregão, eletrônico ou presencial, o profissional tem as seguintes atribuições, conforme dispõe o art. 11 do Decreto n° 5.450/02, que trata do pregão eletrônico.

I – coordenar o processo licitatório;

II – receber, examinar e decidir as impugnações e consultas ao edital, apoiado pelo setor responsável pela sua elaboração;

III – conduzir a sessão pública na internet;

IV – verificar a conformidade da proposta com os requisitos estabelecidos no instrumento convocatório;

V – dirigir a etapa de lances;

VI – verificar e julgar as condições de habilitação;

VII – receber, examinar e decidir os recursos, encaminhando à autoridade competente quando mantiver sua decisão;

VIII – indicar o vencedor do certame;

IX – adjudicar o objeto, quando não houver recurso;

X – conduzir os trabalhos da equipe de apoio; e

XI – encaminhar o processo devidamente instruído à autoridade superior e propor a homologação.

Para atender bem as exigências da profissão, é importante que o pregoeiro possua um perfil de liderança, com bom relacionamento, boas maneiras e tenha cuidados com a aparência. Além disso é fundamental ser uma pessoa bem articulada para negociar com os fornecedores, ter boa dicção e facilidade para falar em público. Saber lidar com críticas, defender direitos, ética, sigilo, pontualidade, flexibilidade, motivação e organização também são qualidades imprescindíveis ao bom pregoeiro.

Uma das características mais importantes ao pregoeiro é o amplo conhecimento técnico das contratações públicas e o domínio de toda a legislação aplicável ao procedimento