25 MAR 2020
CORONAVÍRUS E OS CUIDADOS PSICOLÓGICOS.

A administração Pública por meio da Secretaria de Saúde inicia estudos para as tomadas de medidas cabÍveis ante a necessidade imediata de orientações dentro do contexto mundial em que vive a sociedade.

O medo vem sendo um companheiro presente na rotina de muita gente desde que o rápido avanço do novo coronavírus deixou as fronteiras da China e hoje está presente em vários países, inclusive no Brasil, que até esta quinta-feira (19) tem 534 casos confirmados. Na tentativa de frear a doença, o Ministério da Saúde determinou o isolamento, de até 14 dias, e a quarentena, de até 40 dias. No entanto, apesar do aumento desenfreado no número de casos, afirmo que devemos focar no que nos faz bem e ter na tecnologia um aliado.

Nesse momento de quarentena e isolamento a tecnologia pode servir para reaproximar todos nós que escolhemos cuidar de nossa saúde e da saúde da sociedade. Vídeos-chamadas em grupo, grupos de WhatsApp, jogar pelo celular, computadores, em tabuleiros, ouvir músicas, assistir séries, filmes, organizar as atividades em casa, são algumas das opções que podemos fazer.

Tomemos cuidado na hora de buscar informações a respeito especialmente com as fake news. Busquemos a informação segura. Precisamos saber que o que está acontecendo é algo grave, é uma pandemia, mas precisamos entender que isso vai passar. Teve um início, mas tem um meio e um fim.

E como proteger nossa saúde mental? Confira algumas dicas: Cuidado com o excesso de informações, faça coisas que gosta, aproveite para colocar as coisas em ordem, se conecte com as pessoas, peça ajuda se precisar, cuide do corpo, pratique a resiliência, estabeleça uma rotina e não pare os tratamentos médicos e psicoterápicos.

FIQUE EM CASA E SALVE VIDAS!!!

Não permita que o medo e o egoísmo sufoquem ainda mais nossa sociedade. É a positividade, a solidariedade e o amor que vencerão esse terrível desafio.