10 JAN 2020
INFORME - SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO.

INFORMATIVO SOBRE A QUANTIDADE ANUAL DE CHUVAS EM MM PARA O MUNICÍPIO DE PRIMEIRO DE MAIO, NO PERÍODO DE 2014 A 2019.

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, leva ao conhecimento de todos os produtores rurais do município de Primeiro de Maio, um resumo da quantidade de chuvas que caíram em nosso município, no período de 2014 até o ano de 2019 que acabou de findar.

Não podemos reclamar (em tese) porque na maioria dos anos como mostra o quadro abaixo, tivemos chuvas dentro das normalidades para nossa região, embora que de forma não tão regular, como excesso em alguns períodos e pouca chuva em outros, mas, na quantidade anual compatível com a média de nossa região. O que deixou a deseja mesmo, foi o ano de 2019, com média anual bem inferior à média para nosso município, e, o resultado como já se esperava para a agricultura, lamentavelmente, não poderia ser diferente do que foi.

Agricultores hoje, com dificuldades financeiras, não conseguindo honrar seus compromissos assumidos com fornecedores, situação que nenhum produtor deseja que aconteça, pois, o produtor vive e trabalha todos os dias, para sustentar sua família e honrar com seus compromissos todos os anos e, como consequência, o município deixou de arrecadar ICMS por conta da quebra da produção de grãos em toneladas.

ANOS

QUANTIDADE EM MM